Casa da Câmara e Cadeia:
erguida em 1833, é hoje a Casa da Cultura





Prefeitura Municipal:
caracterizada pela elegante arquitetura colonial
Sobrados Coloniais:
situados ao lado da Igreja Matriz são também evidenciados pelo seu estilo Colonial. Em um deles residiu o escritor Monteiro Lobato que atuou como Promotor Público na Comarca de Areias. Neste mesmo sobrado hospedou-se o escritor Euclides da Cunha que, na qualidade de engenheiro, dirigiu a construção da ponte sobre o Ribeirão João Paulo na antiga estrada Areias - São José do Barreiro.


Igreja Matriz:
construída entre 1792 e 1874 e reformada em 1890. Em seu interior encontram-se imagens da Padroeira, de São Miguel e do Senhor Morto.
Escola E.M.E.I. "Branca de Oliveira Abreu Reis":
construída em 1825, onde por muitos anos funcionou a Santa Casa de Misericórdia. Atualmente abriga a Escola de Ensino Infantil.


Capela da Boa Morte:
registrada em desenho por Jean Batiste Debret, em 1828. A réplica desta obra está em exposição na Casa da Cultura onde pode ser apreciada.
Fazenda Pau D'Alho:
na Estrada que liga Areias a São José do Barreiro, cidade onde está localizada, a Fazenda Pau D'Alho reúne um conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Nacional e Estadual, em 1968. Restaurado, hoje é um maro histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas.
Casa do Artesão:
aqui os visitantes poderão conhecer o trabalho interessante feito pelos artesãos locais além de terem a oportunidade de levarem lembranças como passarinhos talhados em madeira, copinhos de bambu, trabalhos em tecidos, doces deliciosos entre muitas outras coisas.

Grupo Escolar:
conhecido historicamente como residência do Sr. Gabriel da Silva Leme que ocupou o cargo de Presidente de Intendência Municipal no ano de 1842. O prédio funcionou como hospital, cinema e correio. Em 1911, foi doado para a atividade das Escolas de Areias, passando a se chamar "Barão da Bocaina".
Velha Figueira:
um marco histórico de Areias. Sua sombra abrigou tropeiros e transeuntes no início do Caminho Novo da Piedade, em 1748. Por ela passaram o Imperador Dom Pedro I e sua comitiva rumo ao Ipiranga em 17/08/1822. A placa que a identifica foi inaugurada em setembro de 1988.




Serra da Bocaina:
notáveis por sua forte beleza paisagística, têm como pontos culminantes o pico do Quilombão, o Tira-Chapéu e outros.
Nascente do Rio Paraitinga:
formador do Rio Paraíba do Sul juntamente com o Rio Paraíbuna, a nascente do Paraitinga está localizada nos campos da Serra da Bocaina, no município de Areias. Está protegida, preservada e cercada de mata.




Represa do Funil:
frequentada principalmente como ponto de pesca indo pela Estrada dos Tropeiros situa-se logo a frente do Morro Frio, a 7 km da sede do município. Pode também ser acessada por outras estradas municipais.
Fazenda Vargem Grande:
uma das mais antigas do município onde Burlemarx, aproveitando o terreirão de secar café e a água que movimentava os equipamentos de beneficiamento, desviou o fluxo fazendo duas quedas d'água formando um lago onde há exemplares de Vitória Régia trazidas da Amazônia.


Vale Histórico:
os hóspedes da Pousada Caminhos da Bocaina também podem visitar as cidades vizinhas, que fazem parte do Vale Histórico e ficam a poucos quilômetros de distância da cidade de Areias - São José do Barreiro (20 km), Arapeí (39 km), Bananal (70 km), Silveiras (26 km) e Queluz (12 km).







Pontos Turísticos que merecem destaque
Reservas e informações:
WhatsApp: (12) 99733-9288 (Vivo)
WhatsApp: (12) 99619-4820
E-mail: contato@pousadacaminhosdabocaina.com.br


História    Eventos anuais    Pontos turísticos que merecem destaque    Serviços Úteis
História    Eventos anuais    Pontos turísticos que merecem destaque    Serviços Úteis